Projeto: “Estudo para o Pico do Guarani”
Autores: Agnaldo Adélio e Leander Lincoln
Data: 2019
Local: Ibiporã – Pico do Guarani
Descrição: O projeto denominado “Estudo para o Pico do Guarani”, elaborado por Agnaldo Adélio e Leander Lincoln em 2019, visa a criação do Santuário Cristo Glorioso na cidade de Ibiporã. A proposta inicia-se com um imponente portal de entrada que dá acesso a uma vasta área destinada a eventos, complementada por um pavilhão que comporta espaço para celebrações e exposições. Dirigindo os visitantes ao cume do Pico do Guarani, representado na bandeira municipal, uma escadaria leva à magnífica escultura do Cristo Glorioso, planejada para ter 20 metros de altura. Esta obra, reinterpretada a partir da imagem do Cristo da Paróquia Nossa Senhora da Paz, criada pelo artista local Henrique de Aragão, se estabelecerá como um importante espaço de celebração e peregrinação na região.
Projeto: “Capela São Francisco de Assis”
Autor: Agnaldo Adélio
Data: 2017
Local: Jataizinho-PR
Descrição: O projeto “Capela São Francisco de Assis”, de autoria do arquiteto Agnaldo Adélio, foi elaborado em 2017 e concluído em 2023, situado em Jataizinho-PR. A edificação, desenvolvida em um terreno reduzido, visa atender às necessidades de uma comunidade local, refletindo a simplicidade associada ao patrono da capela. Construída em alvenaria com acabamentos em tijolos aparentes, a estrutura dialoga com a tradição industrial da região. Um elemento vertical destacado, que abriga a Cruz de São Damião, simboliza a presença de São Francisco. A capela integra sanitários adaptados no hall de acesso principal, uma sacristia e uma nave que conecta o presbitério a acessos laterais, promovendo a acessibilidade e respeitando as particularidades da comunidade.
Projeto: “Igreja Nossa Senhora Aprendida”
Autor: Agnaldo Adélio
Data: 2008
Local: Nova Ubiratã-MT
Descrição: O projeto “Igreja Nossa Senhora Aprendida”, concebido pelo arquiteto Agnaldo Adélio em 2008 e concluído em 2012, está localizado em Nova Ubiratã-MT. Com uma proposta arquitetônica que respeita a tradição enquanto incorpora elementos contemporâneos, a edificação foi erguida sobre a pequena igreja previamente existente e se inspira no manto de Nossa Senhora Aprendida. Destaca-se a nave em formato de leque, cuidadosamente planejada para promover a interação entre o celebrante e a comunidade, ao mesmo tempo permitindo uma melhor visão do altar graças ao seu desnível estratégico. O projeto previu a criação de uma capela do Santíssimo na lateral do presbitério e uma sacristia na parte frontal, facilitando o rito de entrada do celebrante, tudo em conformidade com os preceitos estabelecidos pelo Concílio Vaticano II. Ademais, a infraestrutura foi complementada com um espaço de apoio e um escritório paroquial, atendendo às necessidades funcionais da comunidade.
Obra: “Igreja Nossa Senhora Auxiliadora”
Autor: Henrique de Aragão
Coautor: Agnaldo Adélio (Artista Assistente)
Técnica: Diversas técnicas (Escultura em aço carbono, painel em concreto, escultura em cobre e latão, e pintura acrílica)
Data: De 1990 a 2000
Dimensões: Diversas obras
Local: Rio Verde – MS
Sobre a obra: A obra sacra que compõe a ornamentação da “Igreja Nossa Senhora Auxiliadora”, localizada em Rio Verde-MS, é um exemplo notável da fusão entre arte e espiritualidade, sendo criada pelo artista plástico Henrique de Aragão com a colaboração do artista assistente Agnaldo Adélio. Desenvolvido ao longo da década de 1990 até os anos 2000, este conjunto de obras reflete uma profunda conexão com a cultura local, incorporando diversas técnicas, como escultura em aço carbono, painel em concreto, e pintura acrílica. Entre os elementos destacados, encontra-se um painel frontal que retrata Nossa Senhora Auxiliadora do Pantanal, além de uma imponente porta de entrada que ilustra o batismo de Jesus no Pantanal, com a figura de João Batista. A execução da pintura no fundo do presbitério, assim como a elaboração de peças em granito, latão e cobre, revela um cuidadoso planejamento artístico e uma execução meticulosa, com as esculturas originadas em Ibiporã sendo transportadas para sua instalação final. Agnaldo Adélio, na sua juventude, desempenhou um papel fundamental em todas as etapas deste significativo projeto, que integra elementos da fauna e flora locais a uma mensagem litúrgica, enriquecendo ainda mais a experiência espiritual dos fiéis.
Obra: “Igreja Nossa Senhora da Conceição”
Autor: Agnaldo Adélio
Técnica: Diversas técnicas (Escultura em aço carbono, cobre, latão e alumínio)
Data: 2001
Dimensões: Diversas obras
Local: Jataizinho-Pr
Descrição: Os elementos sacros da “Igreja Nossa Senhora da Conceição”, idealizada pelo renomado artista Agnaldo Adélio no ano de 2001, reflete uma profunda devoção e uma análise meticulosa das tradições litúrgicas cristãs, sendo um verdadeiro marco no contexto artístico e religioso de Jataizinho, Paraná. Utilizando uma variedade de técnicas que englobam escultura em aço carbono, cobre, latão e alumínio, Adélio compõe não apenas os elementos sacros do presbitério, mas também a capela do Santíssimo, criando um espaço que transcende o mero ambiente físico e se estabelece como um local sagrado de encontro espiritual. Em destaque, o altar, adornado com os símbolos alfa e ômega, materializa a noção de eternidade e totalidade de Deus, utilizando granito como suporte para este elemento central que sintetiza a relação entre a criação e o Criador. A pia batismal, igualmente confeccionada em granito, é adornada com elementos em cobre, simbolizando a purificação e o renascimento espiritual. Além disso, a cruz processional, elaborada em latão e aço inox, é uma evocação poderosa da entrega de Cristo à humanidade, enquanto o ambão de leitura, realizado em granito e marcado pelo símbolo Chi-Rho em alumínio, enfatiza a sacralidade da palavra divina. A base do círio pascal, executada em aço carbono, e o sacrário situado na capela do Santíssimo, que incorpora o tema do Cordeiro de Deus, ou Agnus Dei, sobre o livro com sete selos, atuam como representações tangíveis do sacrifício de Jesus Cristo e a promessa de salvação eterna. Todos esses elementos litúrgicos, cuidadosamente elaborados, estão em plena conformidade com os preceitos estabelecidos pelo Concílio Vaticano II, evidenciando uma harmonia entre a arte e a doutrina que convidam os fiéis a uma vivência mais profunda da fé cristã, conectando-os a uma tradição que é tanto histórica quanto contemporânea.
Obra: “Capela do Pime”
Autor: Agnaldo Adélio
Técnica: Diversas técnicas (Escultura em aço carbono, cobre, latão e aço inox)
Data: 2001
Dimensões: Diversas obras
Local: Ibiporã-Pr
Descrição: A “Capela do Pime”, obra magistral do artista Agnaldo Adélio, foi idealizada no ano de 2001 e concebe-se como um espaço sagrado profundamente enraizado nas tradições litúrgicas cristãs. Empregando diversas técnicas artísticas, incluindo escultura em aço carbono, cobre, latão e aço inox, Adélio cria um ambiente que se harmoniza com a arquitetura projetada pelo arquiteto londrinense Marcos Alencar Pelisson, destinado ao centro de convivência de sacerdotes aposentados do Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME). As peças sacras, concebidas com esmero, incluem um altar em aço inox que incorpora símbolos eucarísticos representados pelo pão e o peixe, além de um ambão que sustenta os quatro evangelistas, retratados nos Tetramorfos: um anjo, um leão, um touro e uma águia, em alusão à visão profética de Ezequiel. O espaço é coroado por uma cruz de inox e latão que simboliza a entrega de Cristo, complementado por um sacrário iluminado, adornado com a imagem de um pelicano, que evoca sacrifício e redenção. Esta obra não apenas respeita os preceitos do Concílio Vaticano II, mas promove uma vivência da fé que harmoniza elementos históricos e contemporâneos, convidando os fiéis a uma profunda reflexão espiritual.
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